Área Principal

Compartilhe:
A-
A
A+

Seis dicas rápidas para plataformas móveis

26/05/2014
Há uma variedade de fatores a serem considerados ao projetar uma interface para rodar em um dispositivo móvel. Assim como qualquer outra mídia, as plataformas móveis possuem certas qualidades inatas que requerem atenção durante a fase de projeto. Aqui vão algumas dicas ao projetar sites para dispositivos móveis:

Layout Responsivo

O layout de sua página deve se ajustar de forma automática ao modo em que está sendo visualizada pelo usuário. Os itens devem ser rearranjados, ou "responder" automaticamente, para que fiquem bem tanto em uma tela wide screen quanto em tablets e celulares.

Use pacotes pequenos de conteúdo

A tela de um dispositivo móvel é menor que uma página web tradicional. Assim, é necessário aumentar o tamanho das fontes e tornar o seu conteúdo mais conciso, de forma a minimizar a necessidade de barras de rolagem em sua página.

Manter o conteúdo principal acima da chamada linha de corte, ou seja, visível sem a necessidade de "rolar" a página, é ainda mais essencial do que em páginas para desktop. Quando é necessário "rolar" a página para baixo para poder ver uma mensagem, o usuário pode se frustrar ou se irritar, e isso prejudica a sua experiência no site.

Crie botões grandes

Botões e outros links que chamam o usuário para a ação desejada (Calls to Action, ou Chamadas para Ação) devem ser grandes. Isso ajuda não só a serem mais visíveis, mas também os torna mais fáceis de serem clicados.

Coloque o design na ponta dos dedos

A maioria da navegação nos smartphones atuais funciona através do toque dos dedos do usuário. Assim, é essencial ter isso em mente ao projetar para dispositivos móveis. Simplifique a navegação e certifique-se de deixar espaço suficiente ao redor de botões, links e menus para facilitar ao cliques e rolagens de página.

Além disso, as pessoas tendem a pressionar abaixo dos links. Assim, é importante deixar um espaço abaixo do conteúdo para facilitar esse processo.

Pense localmente

As pessoas levam seus smartphones a todos os lugares. Assim, vale priorizar a otimização de buscas (SEO) local para ressaltar sua empresa em buscas por dispositivos móveis.

Seja criativo

Por fim, lembre-se de ser criativo. Pense em como incorporar check-ins locais, fotos e outras ferramentas de "Gamificação" (Gamification, ou Ludificação) para engajar os usuários em seu site ou aplicativo.

 

Comentários:




Fazer o que se gosta é liberdade. Gostar do que se faz é felicidade.
Fazer o que se gosta é liberdade. Gostar do que se faz é felicidade.