Área Principal

Compartilhe:
A-
A
A+

Os segredos para uma boa página inicial

19/05/2014
Alguns elementos são comuns em todos os bons sites. A maioria desses elementos está presente já na primeira página - a chamada homepage. Nem todos os sites são perfeitos, mas os melhores designs para a sua homepage com certeza terão muitos dos seguintes elementos:

1. Responte claramente às perguntas: "Quem eu sou", "O que eu faço" e/ou "O que você (visitante) faz aqui".

Se a sua marca ou empresa já é famosa, pode não ser tão necessário descrever quem você é ou o que faz. Mas, na prática, a maior parte das empresas ainda precisa responder a essas perguntas para que os visitantes saibam que estão no lugar certo. Lembre-se: se o visitante não sabe identificar o que sua empresa faz em alguns segundos, ele sairá da página.

2. Identificação com o público-alvo

Uma homepage precisa ser focada: falar com o público-alvo diretamente e usando a mesma linguagem. As melhoras páginas iniciais evitam jargões e "corporativês", falam na língua de seus clientes e evitam elementos que dispersem a atenção.

3. Agregar valor

Quando um visitante chega em sua homepage, ela deve levá-lo a querer ficar mais tempo navegando no site. A página inicial é o melhor lugar para você mostrar os diferenciais da empresa, para evitar que o visitante procure o website dos concorrentes.

4. Usabilidade e Mobilidade

Uma boa homepage é fácil de navegar e não possui elementos que possam impedir a navegação: banners em Flash, popups, animações e elementos complicados e desnecessários. Além disso, uma boa homepage deve funcionar bem em qualquer tipo de dispositivo ou tamanho de tela.

5. Calls-to-Action (CTA), ou chamadas para ação

Toda boa homepage é focada em chamadas para ação (CTA) primárias e secundárias, de forma a direcionar a navegação do usuário para o próximo passo de conversão. Alguns exemplos são: "Compre agora", "Veja mais", "Cadastre-se já". Lembre-se, o objetivo da página inicial é fazer com que os visitantes se aprofundem no site e se aproximem do chamado funil de conversão - que pode ser uma compra, um cadastro, um download, etc. Os CTAs dizem ao usuário o que fazer em seguida, e evitam que ele se perca ou saia da página. Mais que isso, as chamadas para a ação fazem seu site ser uma ferramenta de vendas, e não apenas um catálogo.

6. Mudança contínua

As melhores homepages não são estáticas. A maioria está sempre mudando para refletir as necessidades do usuário. Seja para anunciar novos produtos ou para trazer informações atualizadas, uma boa página inicial deve ser dinâmica.

7. Um bom design

Uma página bonita e funcional é importante para gerar confiança, comunicar valor e direcionar os usuários ao próximo passo no site. Assim, a homepage deve usar todos os elementos acima para construir a imagem da empresa e facilitar a vida do usuário, garantindo o retorno do investimento da empresa.

 

Comentários:




Fazer o que se gosta é liberdade. Gostar do que se faz é felicidade.
Fazer o que se gosta é liberdade. Gostar do que se faz é felicidade.