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Como atrair mais visitantes para seu site?

16/06/2014
Seja você um novato ou um veterano no mundo do marketing digital, você sabe que o primeiro passo para alavancar o seu negócio é atrair visitantes para o seu site.

No entanto, isso não é algo fácil. Muitos dizem que é impossível ter uma estratégia. Ter ou não um grande número de visitantes seria quase como ganhar na loteria: depende apenas da sorte.

Mas, a realidade é bem diferente. Há alguns passos básicos que são essenciais para aumentar o tráfego em seu site:

1) Otimize seu site para "buscadores"

É natural ao ouvir os termos "SEO" ou "otimização para mecanismos de busca" pensar que o site deve ser otimizado para os robôs de busca do Google ou de outros buscadores, certo? Errado! Os melhores sites são aqueles que são otimizados para pessoas que usam mecanismos de busca.

A boa notícia é que esse também é o pensamento por trás dos principais motores de busca. Assim, ao otimizar seu site para as pessoas que irão navegar e buscar informações nele também garante que seu site tenha boas posições no ranking do Google.

Ao criar a arquitetura de seu site e em como será a experiência do usuário, pense de fato nas pessoas que o utilizarão. O que elas querem ver? Quais as necessidades e desejos de seus visitantes? Como sua empresa pode satisfazer seus clientes? Se você criar um site para as pessoas, os mecanismos irão se adaptar.

2) Crie o conteúdo usando as palavras certas

As palavras em seu site serão as portas de acesso pelas quais os novos visitantes entrarão. Para que os visitantes de fato entrem nessas portas, é necessário que tenham interesse no conteúdo por trás delas.

A melhor forma de saber o que seus visitantes querem é conhecer o seu público-alvo. Pense nos problemas que seu público tem e nos objetivos que eles desejam alcança, e rapidamente saberá qual conteúdo será necessário para atraí-los.

3) Seja coerente com o seu negócio

Imagine que você está procurando por um escritório de contabilidade ou advocacia. Como você imagina que será o site? Será um site com cores berrantes e cheio de imagens engraçadas, ou será um site com cores neutras, fontes limpas e bem legíveis? A segunda opção com certeza passa uma imagem mais próxima de uma empresa que se baseia na relação de confiança e seriedade.

Com certeza, ao encontrar as duas opções, o usuário acabará contratando a empresa cujo site mais se parece com a concepção inicial que ele já tinha sobre como um site daquele tipo de empresa deveria ser.

Esse conceito é chamado de fluência cognitiva: sites que atraem mais tráfego ao apresentar uma experiência próxima do que os visitantes esperam de um site daquele tipo.

4) Aborde tópicos sobre os quais as pessoas queiram respostas

Não são só as páginas de seu site corporativo que podem ajudar a trazer novos visitantes. Postagens em um blog ou na área de notícias de seu site são uma ferramenta poderosa para atrair novos usuários. As palavras-chave e tópicos a serem abordados em suas postagens também podem ser otimizadas de acordo com o seu público. Quais as perguntas mais frequentes de seu público? Quais os problemas que eles enfrentam? Em quais desses problemas você pode ajudar? Esses devem ser os assuntos do seu blog.

Escreva postagens relevantes para o seu público. Dessa forma, ao buscar por esses termos, os usuários irão se deparar com o seu site. Isso não só ajuda a trazer novos visitantes e a manter sua marca na cabeça de seu público-alvo, mas também ajuda a criar uma relação de amizade e confiança com seus potenciais clientes.

5) Crie postagens separadas para cada assunto ou palavra mais relevante

Cada palavra-chave utilizada em seu site deixa uma pegada. Essa trilha de pegadas é um catálogo que os mecanismos de busca usam para "rankear" seu site. Essa trilha de pegadas forma um mapa dos relacionamentos entre cada uma das palavras-chave, sendo que cada uma delas é uma oportunidade para atrair novos visitantes.

Como cada postagem é vista como uma página individual pelos mecanismos de busca, ter várias postagens de qualidade, com termos relevantes para o seu público-alvo ajuda a mostrar a importância de seu site para seus visitantes e a ganhar posições na lista de resultados.

6) Publique de forma regular

Não é suficiente falar de assuntos relevantes para o seu público. Se deseja atrair visitantes e manter um tráfego consistente em seu site, é necessário publicar de forma constante e regular. Em uma pesquisa feita pela empresa HubSpot (2013 State of Inbound Marketing Report), descobriu-se que organizações que postam diariamente têm 70% mais chances de ter um retorno positivo sobre seu investimento do que organizações que postam uma vez por mês. Isso significa que postagens mais frequentes e regulares podem trazer grandes benefícios na forma de mais visitantes e novos clientes.

Além disso, postar regularmente dá motivos para que os mecanismos de busca façam varreduras mais frequentes em seu site, dando oportunidade para uma indexação mais completa e para melhores resultados.

7) Responda perguntas nas redes sociais usando o conteúdo do seu blog

Já viu alguém pedindo conselhos ou fazendo perguntas no Twitter ou no Facebook? Alguém fazendo perguntas sobre um bom restaurante para ir, ou que carro comprar? Ou ainda buscando alguma informação específica? Provavelmente você já viu algo parecido. Mas, você respondeu?

Se alguém lhe fizer as mesmas perguntas pessoalmente, o que você faria? Você simplesmente as ignoraria e continuaria andando? Não, você responderia! Você daria a informação que a pessoa está procurando, e passaria a ser visto como uma referência.

O mesmo conceito vale nas mídias sociais: se um estranho ou um possível cliente está procurando ajuda, não o ignore, ajude-o! Procure oportunidades onde o conhecimento da sua empresa possa ser útil. Responda nas redes sociais, e vá um passo além: inclua links para artigos ou postagens relevantes sobre o assunto existentes em seu site. Dessa forma as pessoas não só terão as respostas que desejam, mas você também consegue um novo visitante para o seu site.

Tenha, no entanto, cuidado para seus links não virarem SPAM. Seu objetivo principal deve ser ajudar as pessoas, e não somente fazer com que elas entrem no site.

8) Monitore termos relevantes nas mídias sociais e envolva-se sempre que puder ajudar

É complicado criar conteúdo relevante para seu público se você não sabe o que eles estão buscando. Assim, use o monitoramento de mídias sociais como uma janela para ver o que seu público considera importante, e para descobrir como sua empresa pode ajudá-los.

"Ouça" as redes sociais para descobrir quais problemas seu público está enfrentando. Quando se deparar com essas conversas, busque oportunidades de se envolver de forma positiva, contribuindo para a conversa com informações úteis e relevantes.

Seguindo esta estratégia, você consegue atrair os visitantes certos - possíveis clientes - para o seu site. Uma vez que consiga conquistá-los como visitantes, é só uma questão de tempo até que consiga torná-los clientes e até mesmo divulgadores de sua marca. Lembre-se: o importante é atrair as pessoas certas.

 

 

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Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. – Aristóteles
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. – Aristóteles