Área Principal

Compartilhe:
A-
A
A+

HTML5

27/01/2014

Novos recursos, maior usabilidade. Conheça os benefícios trazidos pela evolução do HTML.

O HTML5 é a nova versão do HTML, ou Hypertext Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto). Sua criação começou em 2009, com os grupos WHATWG e W3C. Esses grupos são compostos por pessoas e empresas interessadas na evolução do HTML e tecnologias relacionadas, e dele participam empresas como a Apple e o Google.

O HTML é a linguagem básica da Internet. Boa parte do que você acessa através de seu navegador (Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc) chega a você como HTML. Até mesmo plugins populares como o Flash deixam de ser necessários, pois o HTML5 traz agora recursos para controle e reprodução de vídeo e áudio, além de várias outras ferramentas.

A revolução mais importante, no entanto, diz respeito à forma como o conteúdo é apresentado na página. As versões antigas do HTML não continham um padrão universal para a criação de seções comuns e específicas como rodapé, cabeçalho, sidebar, menus, etc. No HTML5, essa informação pode ser categorizada e contextualizada, de forma a tornar possível que ferramentas automatizadas consigam ler e entender mais facilmente o conteúdo do site. Isso traz inovações importantes para ferramentas de busca, publicidade e até mesmo para ferramentas de acessibilidade, como leitores automáticos de tela para deficientes visuais. É o início da chamada Web Semântica, onde a informação não está somente disponível, mas também pode ser entendida e categorizada para tornar o seu acesso mais direto.

O HTML5 modifica a forma de como escrevemos código e organizamos a informação na página. Seria mais semântica com menos código. Seria mais interatividade sem a necessidade de instalação de plugins e perda de performance. É a criação de código interoperável, pronto para futuros dispositivos e que facilita a reutilização da informação de diversas formas.

Além disso, o HTML5 ainda traz diversos outros benefícios:

  • Ele torna a navegação mais rápida e simples, melhorando a performance de uma página web. Os desenvolvedores utilizam o HTML5 para reduzir o tamanho dos arquivos online e com isso melhorar a experiência do usuário.

  • O HTML5 possui uma ferramenta gráfica ponderosa, chamada de Canvas (tela, em Inglês). Com o Canvas, é muito mais fácil de criar animações, desenhos e outros visuais complexos sem a necessidade de usar um aplicativo externo.

  • Embora o seu uso aumente diariamente, nem todos os navegadores são compatíveis com o HTML5. Se quiser saber se o seu navegador é compatível, visite esse site aqui e descubra se você precisa atualizar o seu browser!

  • Um dos recursos que recebem mais atenção é a capacidade do HTML5 em gerenciar arquivos de vídeo. Dessa forma, é possível inserir videos em uma página sem usar componentes externos (como plugins). Isso faz uma diferença tão grande que todos os grandes sites estão começando a usar esse recurso (inclusive o YouTube).

  • O mesmo vale para sons/músicas. O HTML5 possui um suporte a elementos sonoros muito poderoso.

  • HTML5 está disponível em várias plataformas diferentes e funciona com a mesma eficiência em PC’s, smartphones e tablets.


É importante mencionarmos que o HTML5 ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, muito ainda irá mudar. Mas basta apenas olharmos o que é possível fazer hoje em dia com esta (inacabada) tecnologia para termos certeza que o HTML5 vem pra ficar e ele irá moldar o futuro da Internet nos próximos anos.

 

 

Comentários:




Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. – Aristóteles
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. – Aristóteles